LIMITAÇÕES


Alguns tremem diante de um grande obstáculo e, por considerarem-no intransponível, já estão praticamente derrotados. Outros tem tanta autoconfiança que pensam já estar ganha a luta, estes também já podem se considerarem vencidos. O respeito pelo desafio imposto é fundamental, mas a vontade de vencê-lo é que define o resultado.

Quem determina qual é o nosso limite para uma atividade somos nós e a prova disso são os récordes esportivos, que são quebrados todos os anos. O que há vinte anos era considerado impossível, hoje é tido como plenamente realizável, pois o ser humano não para de evoluir, empurrando suas limitações para patamares nunca antes sonhados.

Quantas vezes nos surpreendemos por fazermos algo que considerávamos impossível? Mas isto só foi possível porque dominamos nossos temores e lutamos com todas as nossas forças, mesmo não sabendo se conseguiríamos.

Uma vez ingressei em uma academia, não para desenvolver músculos, mas para ter uma vida mais saudável. Em um dos meus primeiros dias fiz amizade com um rapaz que estava erguendo um alteres de vinte quilos, enquanto me exercitava com um de seis quilos. Naquele momento pensei, sinceramente, que jamais seria capaz de me exercitar com aquele peso. É por pensarmos assim que desistimos dos desafios antes mesmo de refletirmos nas reais possibilidades de superá-los. Alguns meses depois eu já trabalhava com um alteres de vinte e quatro quilos, o mesmo peso utilizado pelo meu amigo, que não se esforçava tanto quanto eu.

Nem precisaria dizer, mas além de vinte anos mais jovem, meu amigo da academia tinha um físco muito superior ao meu. Mas tudo é possível, desde que obedeçamos às regras do jogo. Quantas vezes vimos um lutador enorme como o Mike Tyson ser derrotado por um boxeador menos experiente ou de físico inferior?

Não permitamos que nos imponham limitações, que nos digam o que podemos ou não fazer e onde conseguiremos chegar ou não. Tudo é possível desde que respeitemos o desafio, acreditemos na vitória e lutemos por ela com todas as nossas forças. Dizem que quando desejamos muito alcançar um objetivo todo o universo conspira a nosso favor. Eu diria que quando alguma coisa é tão legitimamente desejada, Deus permite que a alcancemos.

Todos nascemos para ser felizes, temos as mesmas chances, mas alguns deixam muitas e boas oportunidades escaparem, enquanto outros tem apenas uma e se agarram a ela de unhas e dentes para alcançar seus objetivos na vida. Não permitamos que a vida passe como uma ventania, vamos ficar atentos às mínimas possibilidades e quando nossa hora chegar, tenhamos coragem e fé e esforcemo-nos ao máximo, até mesmo acima de nossos limites, pois só assim alcançaremos o sucesso.

Porém jamais lutemos sozinhos! Não sejamos egoístas, ajudemos aqueles que se encontram próximos a nós, da forma que nos for possível, porque a vitória mais bela e completa que existe é a da humanidade, da família, dos amigos e vizinhos...

De todos nós!


Lupércio Mundim


Webdesigner
Poetic Soul Counters
Topsites